Mundo


Chávez se declara curado do câncer

Por Mario Naranjo
LA FRIA, Venezuela (Reuters) - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou nesta quinta-feira estar curado do câncer, quatro meses depois de passar por uma cirurgia para a retirada de um tumor maligno em uma parte do corpo não revelada.
"Estou livre da doença", disse Chávez, de 57 anos, após desembarcar de Cuba para fazer uma peregrinação religiosa no oeste venezuelano.
Médicos dizem, no entanto, que nenhum paciente de câncer pode se dizer fora de perigo até pelo menos dois anos depois da conclusão do tratamento. "Sua declaração de que ele está livre do câncer é excessivamente otimista a esta altura. Não importa que tipo de câncer ele tenha tratado, é simplesmente cedo demais para dizer", disse um oncologista dos EUA, pedindo anonimato.
Fardado e eufórico, Chávez disse que exames feitos nesta semana em Cuba mostraram que não há mais células malignas no seu organismo, depois de quatro ciclos de quimioterapia. Desde junho, quando a doença foi revelada, o estado de saúde do presidente inquieta os venezuelanos, criando um cenário de incerteza para a eleição presidencial de 2012.
"Um estágio vital foi concluído. Tudo correu perfeitamente. Tirei notas máximas, nota dez", disse ele. "O novo Chávez voltou... Vamos viver e vamos continuar vivendo."
O político socialista, maior adversário dos EUA na atualidade na América Latina, nunca revelou detalhes sobre a doença, alegando se tratar de assunto privado. Mas sabe-se que a cirurgia ocorreu no abdome, e há intensas especulações de que seu estado é pior do que ele admite. Um médico que atendeu Chávez no passado declarou nesta semana que ele tem no máximo dois anos de vida.
Chávez é mais um político sul-americano a se declarar curado de um câncer após poucos meses de um tratamento. Em 2010, a presidente Dilma Rousseff ganhou as eleições depois de se submeter a um tratamento quimioterápico no ano anterior, enquanto o presidente paraguaio, Fernando Lugo, recebeu um diagnóstico de linfoma no ano passado, e quatro meses depois disse estar em remissão.
Ao pousar no aeroporto de La Fria, Chávez, sempre teatral, abraçou seus sorridentes ministros e cumprimentou calorosamente seus seguidores, cantando com alguns e dando tapinhas nas costas de outros.  


Bala na barriga matou Gaddafi, diz médico

DUBAI (Reuters) - Muammar Gaddafi foi fatalmente ferido por uma bala em seus intestinos depois de ser capturado, de acordo com um médico que examinou o corpo, em meio a relatos conflitantes sobre a morte do ex-líder líbio.
Gaddafi, de 69 anos, foi morto na quinta-feira depois de capturado por combatentes líbios do governo provisório, a quem ele havia chamado de "ratos" no começo da insurreição de oito meses que pôs fim a seus 42 anos no poder.
Ele foi localizado na quinta-feira, quando as forças líbias assumiram o completo controle da cidade-natal de Gaddafi, Sirte.
"Gaddafi foi capturado vivo, mas morreu depois. Houve uma bala e essa foi a causa primária de sua morte; ela penetrou em suas entranhas", afirmou o dr. Ibrahim Tika à TV al Arabiya. "E houve uma outra bala na cabeça, que entrou e saiu".
Antes, o primeiro-ministro do governo provisório líbio, Mahmoud Jibril, ao ler o que disse ser o relatório da autópsia, declarou que Gaddafi foi retirado sem resistência de um "cano de esgoto", alvejado no braço e colocado em um caminhão, que foi então "pego num cessar-fogo" enquanto o levava ao hospital.
Imagens mostravam um homem com os cabelos longos e encaracolados de Gaddafi, coberto de sangue e sofrendo golpes de homens armados.
Tika, que também examinou o filho de Gaddafi, Mo'tassim, disse que ele teria morrido depois do pai.
"Quanto a Mo'tassim, houve um ferimento no peito e logo abaixo do pescoço. Havia outros ferimentos nas costas e nas pernas", disse.
(Reportagem de Isabel Coles e Omar Fahmy)


Campanha para reeleição de Obama arrecada US$70 mi no trimestre

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o Comitê Nacional Democrata arrecadaram mais de 70 milhões de dólares entre julho e setembro para sua candidatura à reeleição, disse a campanha nesta quinta-feira, superando a meta de 55 milhões de dólares.
O relatório de contribuições para a campanha revela que a arrecadação para a candidatura não desacelerou no terceiro trimestre, apesar das prolongadas negociações sobre a dívida em meados do ano e reclamações de sua base de que ele não está pressionando o suficiente com a agenda democrata.
Obama arrecadou um recorde de 745 milhões de dólares em dinheiro durante sua campanha de 2008, e seus assessores querem arrecadar ainda mais para 2012.
No segundo trimestre, a campanha arrecadou 86 milhões de dólares, superando o recorde estabelecido pelo ex-presidente George W. Bush, um republicano. A campanha de Obama havia dito que arrecadaria 60 milhões de dólares naquele período.
Segundo a campanha, 606.027 pessoas fizeram doaçoes durante o terceiro trimestre, que teria superado o recorde estabelecido no trimestre anterior e seria mais de o dobro das doações que a campanha teve no mesmo momento em 2008.
A campanha disse que 982.967 pessoas haviam feito doações para a campanha, próximo da meta de 1 milhão de doadores.
Os republicanos, ainda em processo de escolher um candidato para enfrentar Obama, estão atrás nas arrecadações.
O governador do Texas, Rick Perry, que já foi o principal pré-candidato mas que tem perdido apoio nas recentes pesquisas, arrecadou 17 milhões de dólares no terceiro trimestre, contribuição que tem ajudado a manter a campanha apesar de preocupações sobre seus recentes tropeços nos debates.
(Reportagem de Kim Dixon e Patricia Zengerle)

Berlusconi pede voto de confiança ao Parlamento

ROMA (Reuters) - O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, pediu nesta quinta-feira um voto de confiança do Parlamento, numa estratégia para mostrar que ainda tem o apoio da maioria dos parlamentares. Ele afirmou que o país terá de enfrentar uma crise catastrófica e eleições antecipadas se a moção de apoio ao governo for derrotada.
O líder da Liga Norte, Umberto Bossi, com quem Berlusconi manteve atritos recentemente, declarou que dará um voto de confiança ao governo e elogiou o primeiro-ministro por seu pronunciamento "convincente" no Parlamento.
Berlusconi, que depende do apoio da Liga Norte para obter o apoio parlamentar, disse que sua coalizão de centro-direita está unida "apesar dos acidentes ao longo do percurso" e a Itália continua comprometida a equilibrar o orçamento até 2013.
(Reportagem de Deepa Babington e Philip Pullella)

 

Missão do FMI retornará à Grécia nos próximos dias

 

WASHINGTON (Reuters) - O Fundo Monetário Internacional afirmou neste domingo que uma missão vai retornar à Grécia "provavelmente nesta próxima semana" para acompanhar o programa de ajuda ao país coordenado pela instituição e pela União Europeia.



Escócia pede ajuda de novo governo líbio em caso Lockerbie


LONDRES (Reuters) - Promotores escoceses pediram ajuda do governo provisório líbio para localizar informações sobre suspeitos de envolvimento no atentado de 1988 contra um avião dos EUA sobre a cidade de Lockerbie, na Escócia.
"Em especial, pedimos ao Conselho Nacional de Transição (CNT) que disponibilize à Coroa qualquer evidência documental ou testemunhal que possa contribuir com os inquéritos em andamento", disse nesta segunda-feira uma porta-voz do Escritório Escocês da Coroa.
O CNT prometeu se pronunciar ainda nesta segunda-feira.
Abdel Basset al Megrahi, ex-agente líbio condenado pelo atentado que matou 270 pessoas, foi libertado em 2009 e devolvido à Líbia por razões humanitárias -- ele sofria de câncer de próstata em estágio terminal.
Sua libertação, a recepção como herói e o fato de ter uma sobrevivência muito maior do que os médicos previam enfureceram muita gente nos EUA, país de origem da maioria das vítimas.
Mas o Escritório da Coroa notou que o tribunal que julgou o caso concluiu que ele não agiu sozinho.
"Lockerbie continua sendo um inquérito aberto a respeito do envolvimento de outros com o sr. Megrahi no assassinato de 270 pessoas", disse a porta-voz.
A polícia na época pediu para ouvir outros oito suspeitos, mas o então governante líbio, Muammar Gaddafi, não autorizou.
Em março, Mustafa Abdel Jalil, ex-ministro da Justiça de Gaddafi e hoje primeiro-ministro interino do CNT, disse ter evidências do envolvimento de Gaddafi no atentado contra o voo 103 da Pan Am.
Megrahi foi condenado em 2000 num tribunal escocês que se reuniu em caráter excepcional na Holanda. Outro réu no processo, Al Amin Khalifa Fhimah, foi absolvido.
No mês passado, ele disse ao jornal sueco Expressen que Gaddafi deveria ser julgado pela suspeita de ter ordenado o atentado.
"Há um tribunal, e cabe a ele explicar se é inocente ou não", afirmou Fhimah.
O paradeiro de Gaddafi é desconhecido desde que as forças dos CNT entraram em Trípoli e assumiram o poder, no mês passado.
(Reportagem de Michael Holden em Londres e Hisham el-Dani em Trípoli)



 

 
 

O anúncio veio depois de uma reunião entre a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, e o ministro grego das Finanças, Evangelos Venizelos, em Washington.

Venizelos afirmou neste domingo que medidas tomadas por Atenas melhoraram a situação financeira do país, mas que são necessárias novas ações.

"Se não fizermos sacrifícios, nossa soberania ficará em jogo", disse ele após a reunião com Lagarde.

Um representante do governo grego que pediu para não ser identificado afirmou que o FMI está aguardando um compromisso por escrito da Grécia antes que uma missão de inspetores internacionais retorne para Atenas nos próximos dias.

Isto é caracterizado POST TÍTULO 1

Isto é caracterizado POST TÍTULO 1

Este é o padrão apresentado slide 2 título Fácil de personalizá-lo, a partir do seu Painel do Blogger, no html

Quas molestias excepturi
Isto é caracterizado POST TÍTULO 2

Isto é caracterizado POST TÍTULO 2

Este é o padrão apresentado slide 2 título Fácil de personalizá-lo, a partir do seu Painel do Blogger, no html

Impedit quo minus id
Isto é caracterizado POST TÍTULO 3

Isto é caracterizado POST TÍTULO 3

Este é o padrão apresentado slide 2 título Fácil de personalizá-lo, a partir do seu Painel do Blogger, no html

Voluptates repudiandae kon
Isto é caracterizado POST TÍTULO 4

Isto é caracterizado POST TÍTULO 4

Este é o padrão apresentado slide 2 título Fácil de personalizá-lo, a partir do seu Painel do Blogger, no html

Mauris euismod rhoncus tortor
Copyright © 2012 R1|Template Para Blogspot.